A origem


A origem e embasamento da "Técnica Danjuro de interpretação"
 Algumas pessoas me perguntam sobre a minha formação e motivação para falar do tema "interpretação emocional" e a base de conhecimentos que utilizei, uma vez que minha formação não estava ligada às artes cênicas. Para atender a essa necessidade escrevi esse texto, procurando dar ideia da minha trajetória e motivação.
Em 1967, forçado por dificuldades pessoais e familiares, fui levado a experimentar processos de energização e mudança de pensamento e sentimento, cujos resultados positivos obtidos me despertaram o desejo de comprovação e entendimento científico de como ocorre o desenvolvimento da saúde, da capacidade humana para a resolução dos diversos problemas da vida e de busca de concretização de sonhos e objetivos.
Assim, paralelamente à carreira profissional e atendendo a esse desejo, iniciei em 1976 o projeto de estudo de publicações científicas e realização de pesquisas de campo ligadas a processos de energização, saúde e comportamento.
Sempre acreditei que se uma linha filosófica ou de pensamento apresentasse um ponto que seja que não estivesse correto, ou que não fosse comprovável e com resultados sempre positivos na vida, esse conhecimento não mereceria confiança e portanto, deveria ser descartado. Isso me levou a testar na própria vida cada aprendizado e teoria que me parecessem verdadeiros, podendo com isso avaliar os resultados obtidos. É como diz o ditado: "ver para crer".
Essa forma de viver foi aplicada comigo e com minha família, utilizando tudo o que aprendi em cerca de quarenta anos de estudos e pesquisas, não apenas avaliando resultados, mas também buscando a compreensão científica das raízes materiais, comportamentais e energéticas geradoras do desenvolvimento de saúde, e consequentemente da origem das doenças, bem como do caminho da realização e felicidade plenas.
A junção da experiência prática aplicada a centenas de pessoas aliada ao entendimento cientifico das bases do desenvolvimento da saúde possibilitaram a sistematização da teoria e prática desse conhecimento.
Em 2.002 criei o Instituto CKK de Desenvolvimento Humano, entidade sem fins lucrativos, para facilitar a colocação a público das conclusões e experiências obtidas. Uma das voluntárias é atriz e diretora de teatro, além de ser também professora de artes cênicas. Nessa convivência me dei conta da beleza da alma do artista que dedica sua vida para a melhoria da vida e da forma de pensar das pessoas, mas que muitas vezes acaba assimilando aspectos negativos da personalidade das personagens que interpreta, o que me pareceu uma forte injustiça. Nessa época tive acesso a textos que me deram conta da atuação do ator Danjuro IX do teatro Kabuki, no Japão no inicio do século XX e que conseguia com sua atuação magistral resultados muito diferenciados. Analisando esses resultados percebi que a atuação de Danjuro IX estava totalmente concorde com as conclusões dos estudos e pesquisa que eu realizava.
 A partir dessa constatação, em conversas com a referida voluntária, vim sistematizando uma forma de construção emocional do espetáculo e das personagens, que foi depois testada por diversos outros atores com resultados semelhantes aos que Danjuro IX conseguia.
No livro a metodologia é apresentada em forma de manual para que possa ser facilmente aplicada, além disso, objetiva contribuir para a valorização das artes cênicas e dos atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário